quarta-feira , 9 julho 2025
Home Últimas notícias Colaboradores recebem capacitação focada na prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica
Últimas notícias

Colaboradores recebem capacitação focada na prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica

20
colaboradores-recebem-capacitacao-focada-na-prevencao-de-pneumonia-associada-a-ventilacao-mecanica

22/04/2025 às 18:35, atualizado em 22/04/2025 às 21:57

O curso oferecido pelo IgesDF ocorreu nesta terça-feira, no auditório do HRSM, e tem mais duas turmas previstas

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

Visando qualificar todo o corpo clínico e preparar os colaboradores para enfrentar quaisquer tipos de situações, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), por meio da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep), realiza constantemente vários cursos, treinamentos e capacitações em suas unidades.

Nesta terça-feira (22), foi realizada no auditório do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) uma capacitação sobre “Pneumonia associada à ventilação mecânica”. O curso foi ministrado pela fisioterapeuta Keite Costa e continua previsto para ocorrer nos dias 28 e 29 de abril, nos auditórios da Diep e do HRSM, respectivamente.

Nesta terça-feira (22), foi realizada no auditório do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) uma capacitação sobre “Pneumonia associada à ventilação mecânica” | Foto: Divulgação/IgesDF

A finalidade é capacitar os profissionais para a prevenção eficaz da pneumonia associada à ventilação mecânica por meio de estratégias baseadas em evidências, práticas de controle de infecção e cuidados respiratórios adequados, visando melhorar a segurança e o bem-estar dos pacientes.

“O foco maior do curso é na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica, porque o paciente que está internado em UTI tem um risco maior de desenvolver pneumonia, pois está sendo ventilado mecanicamente”, explica.

Dentre as medidas preventivas abordadas na capacitação estão: higienização das mãos, elevação da cabeceira da cama, higiene oral, ajuste de pressão de cuff e o despertar diário, exceto em casos em que os pacientes são mantidos sedados para conservar a capacidade neurológica.

Segundo Keite, as medidas preventivas são para reduzir o risco de pneumonia, pois a doença pode agravar o quadro do paciente, mantê-lo mais dias internado e aumentar os custos de hospitalização. “Então, é importante a gente focar nessas medidas preventivas para conseguir evitar essa piora no quadro clínico do paciente”, conclui.

*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)

Escrito por
Agência Brasília

Profissional de jornalismo focado em reportagens sobre o cotidiano do Distrito Federal e temas relacionados ao governo local, atuando para levar conteúdos de relevância à população, sempre com imparcialidade e rigor jornalístico.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Câmara instala nesta quarta-feira comissão especial para discutir projeto da nova Lei dos Portos – Notícias

08/07/2025 – 15:31   Jose Fernando Ogura/AEN Nova legislação pretende aumentar competitividade...

Estudantes pedem fim do teto do Fies e fiscalização das faculdades privadas – Notícias

08/07/2025 – 15:13   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Tadeu Veneri defendeu mudança...

Governo e produtores rurais apoiam mudanças em descontos na energia elétrica usada na irrigação – Notícias

Agropecuária Confederação da Agricultura e Pecuária defende aprovação de projeto que permite...

Comissão aprova proposta que amplia a possibilidade de recurso nos Juizados Especiais – Notícias

Direito e Justiça Para virar lei, a proposta também precisa ser analisada...