quarta-feira , 9 julho 2025
Home Últimas notícias CRE sabatina indicados a embaixadas na Espanha, Hungria, Suíça e República Tcheca
Últimas notícias

CRE sabatina indicados a embaixadas na Espanha, Hungria, Suíça e República Tcheca

4
cre-sabatina-indicados-a-embaixadas-na-espanha,-hungria,-suica-e-republica-tcheca

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) fará na quarta-feira (2) as sabatinas dos diplomatas indicados para os cargos de embaixadores do Brasil na Espanha, na Hungria, na Suíça e na República Tcheca. A reunião terá início às 9h30.

Luiz Alberto Figueiredo Machado é indicado ao cargo de embaixador na Espanha e, cumulativamente, no Principado de Andorra. Entre as funções já exercidas pelo diplomata, destacam-se as de ministro das Relações Exteriores, de 2013 a 2014; embaixador em Washington, Lisboa e Doha; ministro-conselheiro na delegação permanente do Brasil na Unesco; e representante permanente na missão do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) é o relator da indicação (MSF 24/2025).

A indicada para chefiar a embaixada na Hungria é Cláudia Fonseca Buzzi. A diplomata atualmente chefia a embaixada do Brasil na Suíça, e, entre outros cargos, já foi cônsul-geral e cônsul-adjunta em Buenos Aires, assessora da Secretaria-Geral do Ministério de Relações Exteriores e chefe da Assessoria Especial de Relações Federativas e com o Congresso Nacional. A indicação (MSF 25/2025)  é relatada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Para o cargo de embaixadora na Suíça, cumulativamente com Liechtenstein, a indicada é Maria Luisa Escorel de Moraes. A diplomata atualmente é a secretária de Europa e América do Norte do Ministério de Relações Exteriores e já foi embaixadora em Estocolmo, entre 2022 e 2023. Ela também já exerceu funções nas representações do Brasil em Vancouver, Caracas, Santiago, Wellington e nas Nações Unidas. A relatoria da indicação (MSF 26/2025) cabe à senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).

O diplomata Orlando Leite Ribeiro é indicado para a embaixada na República Tcheca. A senadora Tereza Cristina (PP-MS) emitirá relatório sobre a indicação (MSF 27/2025). Entre os cargos que exerceu, o indicado foi conselheiro na embaixada em Washington, chefe de duas divisões (de Agricultura e Produtos de Base e de China e Mongólia) e diretor do Departamento de Promoção Comercial e de Investimentos.

Após as sabatinas, a comissão votará as indicações, que também precisarão passar pela aprovação do Plenário.

Veja abaixo informações sobre os países que devem receber novos embaixadores:

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Escrito por
Agência Senado

Jornalista especializada na cobertura política e legislativa, acompanhando os desdobramentos do Senado Federal. Seu trabalho busca informar com precisão os cidadãos sobre as decisões e debates que impactam o país.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Câmara instala nesta quarta-feira comissão especial para discutir projeto da nova Lei dos Portos – Notícias

08/07/2025 – 15:31   Jose Fernando Ogura/AEN Nova legislação pretende aumentar competitividade...

Estudantes pedem fim do teto do Fies e fiscalização das faculdades privadas – Notícias

08/07/2025 – 15:13   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Tadeu Veneri defendeu mudança...

Governo e produtores rurais apoiam mudanças em descontos na energia elétrica usada na irrigação – Notícias

Agropecuária Confederação da Agricultura e Pecuária defende aprovação de projeto que permite...

Comissão aprova proposta que amplia a possibilidade de recurso nos Juizados Especiais – Notícias

Direito e Justiça Para virar lei, a proposta também precisa ser analisada...