quarta-feira , 9 julho 2025
Home Últimas notícias DF avança na implementação de programa para agilizar atendimentos na saúde
Últimas notícias

DF avança na implementação de programa para agilizar atendimentos na saúde

59
df-avanca-na-implementacao-de-programa-para-agilizar-atendimentos-na-saude

Dando continuidade à implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu, nesta terça-feira (11), uma oficina com profissionais da pasta para construir estratégias e diretrizes que viabilizem a iniciativa. Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o programa busca garantir que pacientes tenham acesso mais rápido e menos burocrático a consultas e exames especializados.

Na abertura da oficina, o subsecretário de Atenção Integral à Saúde (SAIS) da SES-DF, Maurício Fiorenza, ressaltou que o PMAE complementará os esforços contínuos do DF para promover a transversalidade do cuidado nos três níveis de atenção à saúde: primária, especializada e hospitalar. “O reforço das especialidades, focando na jornada do paciente, será uma grande mudança na Secretaria de Saúde. Além disso, também trará mais tecnologia para os diferentes níveis de atendimento”, destacou.

Inicialmente, serão reorganizados os fluxos de atendimento das especialidades de oncologia, oftalmologia, cardiologia e otorrinolaringologia | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

A política prevê que, quando o paciente precisar de mais de uma consulta ou exame especializado, ele não será colocado em várias filas. Em vez disso, será encaminhado a um serviço de saúde que ofereça todas ou a maioria das consultas e exames necessários. Com uma fila única, haverá um agendamento específico e garantia de retorno para a equipe que acompanha o caso.

De acordo com a coordenadora de Atenção Secundária e Integração de Serviços (Coasis) da SES-DF, Juliana Soares, a oficina teve como objetivo engajar os profissionais na remodelação dos fluxos de atendimento. “Reunimos pessoas essenciais para a implementação do programa, tanto da gestão quanto da assistência. Não temos todas as respostas ainda, mas vamos construir soluções juntos”, afirmou.

Investimento

A adesão do DF ao PMAE contará com um investimento de R$ 24 milhões neste ano. Inicialmente, serão reorganizados os fluxos das especialidades de oncologia, oftalmologia, cardiologia e otorrinolaringologia. O objetivo é otimizar a disponibilidade de consultas, exames e outros procedimentos, além de reduzir o tempo de espera nas filas, desde as unidades básicas de saúde (UBSs).

Thaís Leite, assessora técnica especializada do Ministério da Saúde (MS), reconheceu os esforços do DF em implementar medidas para dar mais agilidade aos atendimentos e destacou o propósito do PMAE: “Nosso objetivo é atender melhor a população e obter os melhores resultados para a saúde pública”.

Os serviços de saúde serão organizados por meio das Ofertas de Cuidado Integral (OCIs), ou seja, uma única fila que dará acesso a todos os exames e consultas necessários. O conjunto de procedimentos deverá ser realizado em um prazo de 30 a 60 dias, dependendo da especialidade e da situação do paciente.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Escrito por
Agência Brasília

Profissional de jornalismo focado em reportagens sobre o cotidiano do Distrito Federal e temas relacionados ao governo local, atuando para levar conteúdos de relevância à população, sempre com imparcialidade e rigor jornalístico.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Câmara instala nesta quarta-feira comissão especial para discutir projeto da nova Lei dos Portos – Notícias

08/07/2025 – 15:31   Jose Fernando Ogura/AEN Nova legislação pretende aumentar competitividade...

Estudantes pedem fim do teto do Fies e fiscalização das faculdades privadas – Notícias

08/07/2025 – 15:13   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Tadeu Veneri defendeu mudança...

Governo e produtores rurais apoiam mudanças em descontos na energia elétrica usada na irrigação – Notícias

Agropecuária Confederação da Agricultura e Pecuária defende aprovação de projeto que permite...

Comissão aprova proposta que amplia a possibilidade de recurso nos Juizados Especiais – Notícias

Direito e Justiça Para virar lei, a proposta também precisa ser analisada...