terça-feira , 8 julho 2025
Home Economia Padilha: Brics ampliado significa maior potencial de transformação
Economia

Padilha: Brics ampliado significa maior potencial de transformação

9
padilha:-brics-ampliado-significa-maior-potencial-de-transformacao

Ao abrir a 15ª Reunião de Ministros da Saúde do Brics nesta terça-feira (17), o chefe da pasta no Brasil, Alexandre Padilha, avaliou que a configuração ampliada do bloco, com 11 países-membros e 10 parceiros, significa maior representatividade, diversidade cultural e potencial de transformação.

Durante a abertura do encontro, no Palácio Itamaraty, em Brasília, Padilha destacou que a reunião acontece em meio a um “contexto global desafiador de crises sobrepostas”, citando ameaças à segurança, instabilidade política e enfraquecimento do multilateralismo, “que não poupam o setor saúde”.

“Ao processo saúde-doença e seus determinantes, somam-se impensáveis ataques a trabalhadores e instalações sanitárias em territórios em combate, que o Brasil reprova com veemência”, disse, se referindo a ataques recentes a trabalhadores da saúde em regiões de conflito, incluindo a Faixa de Gaza.

“O resultado de repetidos ataques, saques e ocupações de instalações médicas e hospitais é a escassez de pessoal, de financiamento e de suprimentos médicos. Somam-se a isso os bloqueios do acesso de ajuda humanitária, agravando ainda mais as crises sanitárias”, afirmou o ministro.

Padilha lembrou ainda, sem citar o nome do presidente americano, a decisão recente de Donald Trump, de retirar o país da lista de Estado-membro da Organização Mundial da Saúde (OMS), o que provocou uma das maiores interrupções no financiamento global da saúde de toda a história.

“Enquanto alguns presidentes cortam investimentos e cancelam contratos de pesquisa e produção de vacina, temos que ser capazes de liderar um mundo que aposta na ciência, na transferência de tecnologias, em salvar vidas”, defendeu. 

“Neste cenário, a cooperação entre nossos países se torna mais que desejável, torna-se indispensável”.

O Brics é composto por África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Índia, Irã e Rússia. Em termos populacionais, o bloco representa aproximadamente 48,5% da população do planeta.

Na semana passada, o Vietnã foi anunciado o mais novo país parceiro do Brics, juntamente com Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão. A categoria de país parceiro foi criada na 16ª Cúpula realizada em Kazan, na República do Tartaristão, em outubro de 2024.

Escrito por
Agência Câmara

Jornalista da Agência Câmara, especializado na cobertura do Legislativo, com foco em política, economia e temas de interesse público.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Países do Brics se unem para eliminar “doenças da pobreza”

Os países do Brics lançaram oficialmente nesta segunda-feira (7) a Parceria para...

Parceria entre Brics aumenta capacidade de produção de medicamentos

A Parceria para a Eliminação das Doenças Socialmente Determinadas, lançada nesta segunda-feira...

Trump ameaça países que se alinhem ao Brics com tarifa de 10%

Em meio à reunião de cúpula do Brics, que ocorre no Rio...

Brics: financiamento climático é responsabilidade de países ricos

A declaração de líderes do Brics, divulgada na tarde deste domingo (6),...