terça-feira , 8 julho 2025
Home Últimas notícias Notícias Seis filhotes de nova espécie nascem em reprodução inédita em Bioparque: ‘serão estudados’
Notícias

Seis filhotes de nova espécie nascem em reprodução inédita em Bioparque: ‘serão estudados’

68
seis-filhotes-de-nova-especie-nascem-em-reproducao-inedita-em-bioparque:-‘serao-estudados’

Descoberta da nova espécie foi realizada durante uma expedição em junho de 2024

Reprodução da espécie representa um avanço significativo para a ciência, diz biólogo do Bioparque – (Foto: Heriberto Gimênes Junior)

Espécie ainda sem nome se reproduziu de forma inédita para a ciência no Bioparque , em (MS). Exemplares de um novo tipo de cascudo da Serra da deram à luz a seis filhotes no complexo de aquários e os bebês recém-nascidos agora serão avaliados por pesquisadores.

O resultado faz parte do “Projeto Cascudos do Brasil”, programa de reprodução do Centro de Conservação de Peixes Neotropicais (CCPN) do Bioparque Pantanal. Esta é a 84ª reprodução registrada no local, das quais 20 são inéditas no mundo e 15 no Brasil.

A descoberta da nova espécie foi realizada em parceria com a Federal de São Carlos (UFSCar), durante uma expedição em junho de 2024, voltada à coleta do cascudo-cego-das-cavernas (Ancistrus formoso), nas nascentes do rio Formoso, em Bonito.

Exemplar da nova espécie de cascudo, que ainda não tem nome – (Foto: Heriberto Gimênes Junior)

“Esta nova espécie, possivelmente endêmica da bacia do alto rio , representa um avanço significativo para a ciência, contribuindo com estudos sobre distribuição geográfica, ecologia e taxonomia”, afirma Heriberto Gimênes Junior, biólogo curador do Bioparque e também coordenador do Projeto Cascudos do Brasil.

De acordo com o complexo, “os seis filhotes que nasceram recentemente serão estudados em seus aspectos nutricionais e desenvolvimento”.

Diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri destaca que o empreendimento de fauna detém o maior acervo de cascudos do mundo. “São 106 espécies provenientes de diversos biomas brasileiros. Somos referência global na conservação de cascudos do país. O registro de mais uma reprodução inédita em ambiente controlado mostra o potencial do Bioparque em relação à conservação aliada à pesquisa”, comemora.

Diretora Maria Fernanda e biólogo Heriberto observando aquário de reprodução – (Foto: Bioparque Pantanal)

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Newsletter

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Prefeitura do Rio oferece edifício para ser a sede permanente do Brics

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, entregou nesta segunda-feira (7)...

Divergência política sobre IOF é própria da democracia, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (7) que...

Adiar reforma na ONU torna mundo mais perigoso, diz Lula no Brics 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (6) que...

Lula diz que ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

A ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar em...