quarta-feira , 9 julho 2025
Home Últimas notícias Silvinei pede para acompanhar julgamento do núcleo 2 no STF
Últimas notícias

Silvinei pede para acompanhar julgamento do núcleo 2 no STF

52
silvinei-pede-para-acompanhar-julgamento-do-nucleo-2-no-stf

O ex-diretor da Policia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques pediu nesta segunda-feira (7) autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhar presencialmente o julgamento dos acusados do núcleo 2 da trama golpista nos dias 22 e 23 de abril.

Vasques é um dos seis denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pela acusação de organizar ações para “sustentar a permanência ilegítima” de Bolsonaro no poder, em 2022. Se a denúncia da PGR for aceita, eles se tornarão réus e vão responder a um processo criminal. 

Na petição enviada ao ministro Alexandre de Moraes, os advogados de Silvinei Vasques pedem autorização para o deslocamento dele de São José (SC) para Brasília. 

“Considerando a relevância dos fatos imputados e a magnitude do julgamento que se avizinha, o comparecimento pessoal do requerente revela-se necessário para o pleno exercício de sua defesa, em consonância com os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa”, justificou a defesa.

Além de Vasques, fazem parte do núcleo 2 Filipe Martins (ex-assessor de assuntos internacionais de Bolsonaro); Marcelo Câmara (ex-assessor de Bolsonaro);  Mário Fernandes (general do Exército); Marília de Alencar (ex-subsecretária de Segurança do Distrito Federal) e Fernando de Sousa Oliveira (ex-secretário-adjunto da Secretaria de Segurança do Distrito Federal).

A denúncia será julgada pela Primeira Turma do STF. O colegiado é composto pelo relator da denúncia, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Pelo regimento interno da Corte, cabe às duas turmas do tribunal julgar ações penais. Como o relator faz parte da Primeira Turma, a acusação será julgada pelo colegiado.

Até o momento, somente a denúncia contra o núcleo 1 foi julgada. No mês passado, por unanimidade, o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados viraram réus. Faltam mais três núcleos para serem julgados.

Escrito por
Agência Brasil

Jornalista com vasta experiência em comunicação pública, atuando na cobertura de temas políticos, sociais e econômicos. Trabalha na Agência Brasil, comprometido em fornecer informações claras e precisas para a sociedade brasileira.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Artigos relacionados

Câmara instala nesta quarta-feira comissão especial para discutir projeto da nova Lei dos Portos – Notícias

08/07/2025 – 15:31   Jose Fernando Ogura/AEN Nova legislação pretende aumentar competitividade...

Estudantes pedem fim do teto do Fies e fiscalização das faculdades privadas – Notícias

08/07/2025 – 15:13   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Tadeu Veneri defendeu mudança...

Governo e produtores rurais apoiam mudanças em descontos na energia elétrica usada na irrigação – Notícias

Agropecuária Confederação da Agricultura e Pecuária defende aprovação de projeto que permite...

Comissão aprova proposta que amplia a possibilidade de recurso nos Juizados Especiais – Notícias

Direito e Justiça Para virar lei, a proposta também precisa ser analisada...